Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

PESQUISA ESCOLAR - PROF. LILIAN


EMAIL:
Total de visitas: 44970
INTRODUÇÃO



Este site tem por finalidade oferecer informações sobre os mais diversos tipos de doenças.
OBS: Poderá haver imagens impressionantes.Cuidado se você é uma pessoa sensível!!!

*** !!! A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA!!! ***

Uma dieta equilibrada é um dos determinantes de uma vida sem complicações futuras, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os maus hábitos alimentares são apontados como as principais causas de doenças crônicas, tais como o diabetes mellitus do tipo 2, a obesidade e as doenças cardiovasculares.

A preocupação com a saúde e com a alimentação adequada remonta a 1980, data da primeira edição das Diretrizes Alimentares para Norte-Americanos (Dietary Guidelines for Americans) lançadas, naquele ano, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês). As diretrizes indicavam sete normas básicas para se manter saudável. As duas principais eram consumir variedade de alimentos e manter o peso ideal.

Em 1992, a USDA, pensando em estabelecer o que seria a dieta ideal, criou a Pirâmide Alimentar, uma ferramenta de alimentação qualitativa, já que se relaciona à qualidade da alimentação, propondo alimentos-fonte dos nutrientes necessários a uma dieta saudável. O principal objetivo da pirâmide é orientar o consumo de diversos alimentos para alcançar a quantidade de nutrientes à uma dieta adequada, visto que nenhum grupo alimentar possui todos.

Desse modo, nenhum grupo alimentar deve ser excluído da dieta, pois sua falta pode gerar déficit de macro ou micronutrientes no organismo. Uma das mensagens principais da USDA é que dietas ricas em carboidratos complexos, presentes nos pães, promovem uma boa saúde. A validade dessa mensagem está na pirâmide alimentar: os alimentos que contêm carboidratos ocupam sua base, sendo o grupo com o maior número de porções a serem consumidas ao dia.

Vale ressaltar que os carboidratos são muito importantes, por serem o combustível primário do organismo. Quando privado deles, o corpo queima gordura para servir como de fonte de energia. Entretanto, a excessiva queima de gordura sem carboidratos leva à cetose, estado no qual os corpos cetônicos, produto da queima de gordura, aumentam na corrente sanguínea.

O pão pode e deve ser uma boa alternativa de alimento para se consumir em uma refeição. Seu consumo é importante, pois, como os carboidratos são o combustível preferencial do cérebro, a sua falta gera fadiga e tontura. Por esta razão, as dietas hipoglicídicas, ou pobres em carboidratos, podem causar tontura, cansaço e confusão mental.

Um sanduíche pode ser uma opção saudável e saborosa de refeição completa, já que o pão francês representa os carboidratos, além de ser rico em ferro, folato e zinco. Para complementar o sanduíche, devemos escolher uma porção razoável de proteína, de preferência magra como aves, sem pele ou gordura aparente, ou atum em água e sal, ou ainda queijo cottage.

Para finalizar, podemos incrementar o sanduíche com um molho à base de iogurte desnatado com ervas finas ou maionese light. Não devemos esquecer das hortaliças, que contêm fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, podemos consumir alimentos de preparo rápido, práticos e saudáveis e ainda melhorar a nossa qualidade de vida.
( Bianca Araujo | SPRIM Brasil


SITES INDICADOS:

=> SAÚDE:

=> SAUDE/GOV

=> FUMAR PRÁ QUE?

=> SAÚDE2

=> SAÚDE3

=> ABC DA SAÚDE